Utilizar instrumentos práticos como análise criminal, direitos humanos, legalidade e policiamento ostensivo, foram as palavras de ordem do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Wilde de Oliveira Monteiro, com todos os comandantes de Batalhões e Companhias da grade João Pessoa. O secretário de Segurança e Defesa Social, Gustavo Ferraz Gominho, também participou da reunião.
Na sua explanação, o comandante geral da PMPB, Coronel Monteiro, afirmou que temos que utilizar de mecanismos modernos como a análise criminal, tecnologia de ponta, direitos humanos e dentro da legalidade trabalhar para sempre manter a ordem pública e garantir o patrimônio público e privado.
Os novos mecanismos que serão utilizados pela Polícia Militar da Paraíba têm como objetivo identificar os pontos críticos e vulneráveis, e a partir destes dados, utilizar o Serviço e Inteligência para combater de forma eficiente a criminalidade, mas tudo dentro da legalidade e respeitando ao direito sagrado do cidadão.
Outro ponto fundamental destacado pelo Coronel Monteiro, foi à necessidade urgente de unir todas as forças de segurança como: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Guardas Municipais, para juntos trabalhar de todas as formas no combate ao crime organizado.
No encontro, o secretário de Segurança e Defesa Social, Gustavo Ferraz Gominho, anunciou que o governo do Estado vai investir brevemente oito milhões na área de Segurança Pública, bem como vai adquirir equipamentos como pistolas e colete a prova de balas, além de 100 Blazeres 4X4 para reforçar o policiamento nas divisas do Estado da Paraíba com Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, Com a nova metodologia de trabalho implantado pelo Coronel Monteiro, a Polícia Militar vai trabalhar mais junto e com o apoio da sociedade, e com isto conseguiremos alcançar as nossas metas que serão resultados positivo.